Brasil Bate recordes em pedidos de demissão em 12 meses - Como as empresas podem evitar isso?

Pedidos de demissão em massa. Como sua empresa pode evitar isso?










O ano de 2021 ficou conhecido no mercado de trabalho como o ano do “The Great Resignation” (que em tradução livre significa “A Grande Renúncia). 

 

Aumento de desistências  

Os economistas dizem que a onda de demissões é impulsionada por uma série de fatores, incluindo empregos com baixos salários sem oportunidades de crescimento na carreira, aumento dos custos de cuidados com saúde, aumento da responsabilidade e condições de trabalho extenuantes em meio aos surtos de Covid-19 e fadiga da pandemia.   

Essas pessoas estão mudando de emprego, assumindo novas demandas e dando foco ao trabalho remoto aliado a flexibilidade nas horas de trabalho e mais tempo gasto em tarefas significativas. 

Uma pesquisa da Citrix em setembro descobriu que 35% dos trabalhadores de tecnologia que deixaram o emprego citaram o esgotamento.  

Em seus novos empregos, 40% dos trabalhadores priorizaram a flexibilidade e outros 41% buscaram benefícios além da segurança financeira, incluindo vantagens relacionadas ao bem-estar de forma mais ampla. 

Para alguns, o bem-estar inclui menos tempo gasto em tarefas penosas e menos noites e fins de semana de plantão. É importante ressaltar que você pode descobrir por meio desse processo que a falta de uma infraestrutura de dados eficaz está prejudicando sua capacidade de tomar esses tipos de decisões orientadas por dados.  

 Como a sua empresa pode evitar isso?

Essas tendências destacam a importância de adotar uma abordagem baseada em dados para determinar não apenas quantas pessoas estão saindo, mas quem exatamente tem o maior risco de rotatividade, por que as pessoas estão saindo e o que pode ser feito para evitar isso.  

Os detalhes parecerão diferentes em cada organização, mas há três etapas que podem ajudar qualquer empregador a aproveitar os dados com mais eficiência para melhorar a retenção de funcionários. 

Vale lembrar que apesar dos setores de tecnologia e saúde serem os mais prejudicados, essas três etapas também podem ser aplicadas a outras organizações e mercados. 

👉 Quantifique o problema 

Antes de poder determinar as causas subjacentes da rotatividade em sua organização, é fundamental quantificar o escopo do problema e seu impacto.   

Você pode usar fórmulas para identificar quanto de sua rotatividade é proveniente de demissões voluntárias. Isso ajudará você a obter visibilidade exatamente de onde vem seu problema de retenção. 

Determine também o impacto das demissões nas principais métricas de negócios.  

Quando um empregado sai de uma organização, os funcionários restantes geralmente ficam sem apoio e mais um “par de mãos” para realizar as tarefas, impactando negativamente, desde a qualidade do trabalho e o tempo de conclusão até a receita final.  

É importante acompanhar como o aumento da rotatividade se correlaciona com as mudanças em outras métricas para obter uma visão completa dos custos das demissões. 

👉  Identifique as causas-raiz. 

Depois de identificar o problema de retenção, é hora de realizar uma análise de dados detalhada para determinar o que realmente está causando a saída de sua equipe.  

Pergunte a si mesmo: quais fatores podem estar gerando taxas de demissão mais altas?  

Explorar métricas como remuneração, tempo entre promoções, o valor dos aumentos salariais, tempo de serviço, desempenho e oportunidades de treinamento podem ajudar a identificar tendências e pontos cegos em sua organização.  

Você também pode segmentar funcionários por categorias como localização, função e outros dados demográficos para entender melhor como as experiências de trabalho e as taxas de retenção diferem entre as populações distintas de funcionários. 

👉 Desenvolva programas de retenção personalizados 

Agora que você identificou as causas-raiz da rotatividade em sua organização, você pode começar a criar programas altamente personalizados, destinados a corrigir os problemas específicos com os quais seu local de trabalho mais se debate.   

Se você achar que o tempo entre as promoções se correlaciona fortemente com altas taxas de demissão, talvez seja hora de repensar suas políticas de promoção. 

É importante ressaltar que você pode descobrir por meio desse processo que a falta de uma infraestrutura de dados eficaz está prejudicando sua capacidade de tomar esses tipos de decisões orientadas por dados.  

Adotar uma estratégia de retenção verdadeiramente orientada por dados não é fácil, mas vale a pena o esforço para fazê-lo corretamente, especialmente no mercado atual.  

Depois de implementar uma campanha de retenção direcionada com base em uma análise detalhada das principais métricas, a organização verá uma redução considerada nas demissões.  

Com maior visibilidade da gravidade do seu problema de rotatividade e das causas que o impulsionam, você terá o poder de atrair os melhores talentos, reduzir os custos de demissões e, por fim, construir uma força de trabalho mais engajada, saudável e com prazer de trabalhar. 

Curtiu? Esperamos que com essa leitura você tenha insigts para aplicar na sua empresa.


Fonte: infomoney

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