Brasil Bate recordes em pedidos de demissão em 12 meses - Como as empresas podem evitar isso?
Pedidos de demissão em massa. Como sua empresa pode evitar isso?
O ano de 2021 ficou conhecido no mercado de trabalho como o ano do “The Great Resignation” (que em tradução livre significa “A Grande Renúncia).
Aumento de desistências
Os economistas dizem que a onda de demissões é impulsionada por uma série de fatores, incluindo empregos com baixos salários sem oportunidades de crescimento na carreira, aumento dos custos de cuidados com saúde, aumento da responsabilidade e condições de trabalho extenuantes em meio aos surtos de Covid-19 e fadiga da pandemia.
Essas pessoas estão mudando de emprego, assumindo novas demandas e dando foco ao trabalho remoto aliado a flexibilidade nas horas de trabalho e mais tempo gasto em tarefas significativas.
Uma pesquisa da Citrix em setembro descobriu que 35% dos trabalhadores de tecnologia que deixaram o emprego citaram o esgotamento.
Em seus novos empregos, 40% dos trabalhadores priorizaram a flexibilidade e outros 41% buscaram benefícios além da segurança financeira, incluindo vantagens relacionadas ao bem-estar de forma mais ampla.
Para alguns, o bem-estar inclui menos tempo gasto em tarefas penosas e menos noites e fins de semana de plantão. É importante ressaltar que você pode descobrir por meio desse processo que a falta de uma infraestrutura de dados eficaz está prejudicando sua capacidade de tomar esses tipos de decisões orientadas por dados.
Como a sua empresa pode evitar isso?
Essas tendências destacam a importância de adotar uma abordagem baseada em dados para determinar não apenas quantas pessoas estão saindo, mas quem exatamente tem o maior risco de rotatividade, por que as pessoas estão saindo e o que pode ser feito para evitar isso.
Os detalhes parecerão diferentes em cada organização, mas há três etapas que podem ajudar qualquer empregador a aproveitar os dados com mais eficiência para melhorar a retenção de funcionários.
Vale lembrar que apesar dos setores de tecnologia e saúde serem os mais prejudicados, essas três etapas também podem ser aplicadas a outras organizações e mercados.
👉 Quantifique o problema
Antes de poder determinar as causas subjacentes da rotatividade em sua organização, é fundamental quantificar o escopo do problema e seu impacto.
Você pode usar fórmulas para identificar quanto de sua rotatividade é proveniente de demissões voluntárias. Isso ajudará você a obter visibilidade exatamente de onde vem seu problema de retenção.
Determine também o impacto das demissões nas principais métricas de negócios.
Quando um empregado sai de uma organização, os funcionários restantes geralmente ficam sem apoio e mais um “par de mãos” para realizar as tarefas, impactando negativamente, desde a qualidade do trabalho e o tempo de conclusão até a receita final.
É importante acompanhar como o aumento da rotatividade se correlaciona com as mudanças em outras métricas para obter uma visão completa dos custos das demissões.
👉 Identifique as causas-raiz.
Depois de identificar o problema de retenção, é hora de realizar uma análise de dados detalhada para determinar o que realmente está causando a saída de sua equipe.
Pergunte a si mesmo: quais fatores podem estar gerando taxas de demissão mais altas?
Explorar métricas como remuneração, tempo entre promoções, o valor dos aumentos salariais, tempo de serviço, desempenho e oportunidades de treinamento podem ajudar a identificar tendências e pontos cegos em sua organização.
Você também pode segmentar funcionários por categorias como localização, função e outros dados demográficos para entender melhor como as experiências de trabalho e as taxas de retenção diferem entre as populações distintas de funcionários.
👉 Desenvolva programas de retenção personalizados
Agora que você identificou as causas-raiz da rotatividade em sua organização, você pode começar a criar programas altamente personalizados, destinados a corrigir os problemas específicos com os quais seu local de trabalho mais se debate.
Se você achar que o tempo entre as promoções se correlaciona fortemente com altas taxas de demissão, talvez seja hora de repensar suas políticas de promoção.
É importante ressaltar que você pode descobrir por meio desse processo que a falta de uma infraestrutura de dados eficaz está prejudicando sua capacidade de tomar esses tipos de decisões orientadas por dados.
Adotar uma estratégia de retenção verdadeiramente orientada por dados não é fácil, mas vale a pena o esforço para fazê-lo corretamente, especialmente no mercado atual.
Depois de implementar uma campanha de retenção direcionada com base em uma análise detalhada das principais métricas, a organização verá uma redução considerada nas demissões.
Com maior visibilidade da gravidade do seu problema de rotatividade e das causas que o impulsionam, você terá o poder de atrair os melhores talentos, reduzir os custos de demissões e, por fim, construir uma força de trabalho mais engajada, saudável e com prazer de trabalhar.
Curtiu? Esperamos que com essa leitura você tenha insigts para aplicar na sua empresa.
Fonte: infomoney
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